Em meio ao processo
inclusivo, as Tecnologias Assistivas – TA – exercem um papel de suma importância,
tendo em vista que facilitam o processo de aprendizagem, de inclusão,
promovendo a aprendizagem por meio de recursos e serviços que ajudem a eliminar
barreiras.
A TA funciona como agente
facilitador, seja na escola, em casa ou no trabalho, por isso a importância da
mobilização tanto dos profissionais da educação como da famÃlia nesse processo.
A Comunicação Alternativa – CA – procura proporcionar a compensação na falta ou
na dificuldade de comunicação, seja temporária ou permanente, inserindo meios
facilitadores e procurando não apenas dispor de materiais comercializados e de
alto custo, mas sim procurar através da criatividade criar e dispor de
materiais de baixo custo, considerando a realidade socioeconômica da população
na qual se insere.
Verifica-se que a maioria
das necessidades dos alunos podem ser resolvidas com recursos de baixo custo,
porém existem hardwares desenvolvidos por empresas especializadas, como acionadores especiais, mouses adaptados, teclados especiais, impressoras
braile, monitores com telas sensÃveis ao toque e outros.
Alguns
recursos facilitadores no processo de inclusão ainda são desconhecidos por
algumas pessoas, como os softwares especiais de acessibilidade. Essa
acessibilidade está disponÃvel no Windows, através do qual se torna possÃvel
realizar várias modificações, de acordo com a necessidade de cada aluno.
Muito bom, Sônia!
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