Na
atualidade, temos vivenciado uma grande evolução tecnológica que vem
modificando as relações e as interações nos mais diversos ramos da sociedade. A escola, por ser um lugar de interações sociais e aprendizado, não pode
ficar distante dessa nova realidade tecnológica que estamos vivenciando. Nesse
contexto, é fundamental que o educador conheça e domine algumas ferramentas
tecnológicas que surgem frequentemente, de modo a buscar incorporá-las ao seu
fazer pedagógico.
Ao trazer
recursos tecnológicos para a sala de aula, o docente aproxima o aluno do
conteúdo e desperta o seu interesse e motivação no processo de construção do
conhecimento. Nessa perspectiva, estudos recentes mostram o blog como uma ferramenta de comunicação com potencial possibilidade
de ser utilizada como ferramenta pedagógica.
O blog é uma importante ferramenta que possibilita a comunicação, a interação entre os sujeitos e compartilhamento de ideias e conhecimentos de forma colaborativa, e assim, configura-se como um instrumento que pode ser potencialmente utilizado na educação, proporcionando um aprendizado dinâmico e a interação entre os sujeitos. Além disso, é uma fonte de motivação para o aluno, estimulando-o no processo de aprendizagem individual e na construção do conhecimento do grupo no qual está inserido.
O blog é uma importante ferramenta que possibilita a comunicação, a interação entre os sujeitos e compartilhamento de ideias e conhecimentos de forma colaborativa, e assim, configura-se como um instrumento que pode ser potencialmente utilizado na educação, proporcionando um aprendizado dinâmico e a interação entre os sujeitos. Além disso, é uma fonte de motivação para o aluno, estimulando-o no processo de aprendizagem individual e na construção do conhecimento do grupo no qual está inserido.
Nesse cenário,
cabe ao professor, portanto, atuar como mediador nesse novo processo de
produção do conhecimento, atuando de forma significativa no ensino e se
apropriando desse modelo de educação, no qual os saberes são construÃdos
coletivamente e partilhados.
Vários sites oferecem a ferramenta gratuitamente, como o blogger.com.
Bibliografia Consultada:
CHAVES, Edidácio Araújo. Blog e educação
ambiental: uma experiência junto a estudantes do Ensino Médio. 2017.
SOUSA, Valdilene Aguiar Diniz. Uso do blog na
escola: construindo um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa. 2016.
SANTOS, João et al. O uso do blog no ensino de ciências. Revista Areté|
Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 12, p. 117-127, 2017.
ZADUSKI, Jeong Cir
Deborah et al. Uso das tecnologias na educação: o blog como
ferramenta pedagógica. SIED: EnPED-Simpósio
Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a
Distância, 2016.
MOREIRA, Jailson Monteiro. Uso do blog como
reforço na aprendizagem das aulas de fÃsica no ensino médio. 2016.
Artigo instigador para começar a usar o blogue em sala de aula. As aulas do curso de francês da FUNCERN, onde leciono, começaram, no primeiro dia de aula já propus o trabalho com escrita utilizando essa ferramenta. Vamos ver no que vai dar hehehehe
ReplyDeleteValeu!