Tuesday, July 4, 2017

Aprendizagem colaborativa: o uso do blog e o papel dos sujeitos


            Na atualidade, temos vivenciado uma grande evolução tecnológica que vem modificando as relações e as interações nos mais diversos ramos da sociedade. A escola, por ser um lugar de interações sociais e aprendizado, não pode ficar distante dessa nova realidade tecnológica que estamos vivenciando. Nesse contexto, é fundamental que o educador conheça e domine algumas ferramentas tecnológicas que surgem frequentemente, de modo a buscar incorporá-las ao seu fazer pedagógico.
Ao trazer recursos tecnológicos para a sala de aula, o docente aproxima o aluno do conteúdo e desperta o seu interesse e motivação no processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, estudos recentes mostram o blog como uma ferramenta de comunicação com potencial possibilidade de ser utilizada como ferramenta pedagógica.
O blog é uma importante ferramenta que possibilita a comunicação, a interação entre os sujeitos e compartilhamento de ideias e conhecimentos de forma colaborativa, e assim, configura-se como um instrumento que pode ser potencialmente utilizado na educação, proporcionando um aprendizado dinâmico e a interação entre os sujeitos. Além disso, é uma fonte de motivação para o aluno, estimulando-o no processo de aprendizagem individual e na construção do conhecimento do grupo no qual está inserido. 
Nesse cenário, cabe ao professor, portanto, atuar como mediador nesse novo processo de produção do conhecimento, atuando de forma significativa no ensino e se apropriando desse modelo de educação, no qual os saberes são construídos coletivamente e partilhados.
Vários sites oferecem a ferramenta gratuitamente, como o blogger.com.

Bibliografia Consultada:
CHAVES, Edidácio Araújo. Blog e educação ambiental: uma experiência junto a estudantes do Ensino Médio. 2017.
SOUSA, Valdilene Aguiar Diniz. Uso do blog na escola: construindo um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa. 2016.
SANTOS, João et al. O uso do blog no ensino de ciências. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 12, p. 117-127, 2017.
ZADUSKI, Jeong Cir Deborah et al. Uso das tecnologias na educação: o blog como ferramenta pedagógica. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016.
MOREIRA, Jailson Monteiro. Uso do blog como reforço na aprendizagem das aulas de física no ensino médio. 2016.

1 comment:

  1. Artigo instigador para começar a usar o blogue em sala de aula. As aulas do curso de francês da FUNCERN, onde leciono, começaram, no primeiro dia de aula já propus o trabalho com escrita utilizando essa ferramenta. Vamos ver no que vai dar hehehehe
    Valeu!

    ReplyDelete