O ensino hibrido como possibilidade de uma
aprendizagem colaborativa
(http://observatorioderedessociais.blogspot.com.br)
O ensino hibrido, como metodologia ativa, possibilita flexibilidade, podendo ser o trabalho do professor moldado em função de seus objetivos e necessidade da turma, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) como potencializadoras do ensino e da aprendizagem.
Atualmente o ensino hibrido ganhou múltiplas possibilidades para sua atuação, deixando de ser bidimensional como em sua origem (sala de aula e ensino online), , sta metodologia possibilita maior engajamento dos alunos no aprendizado, melhor aproveitamento do tempo do professor, ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas, colaboração entre os estudantes e planejamento personalizado.
O professor que deseja promover o trabalho colaborativo, poderá escolher uma das propostas do ensino hibrido para trabalhar em sua sala de aula, por exemplo, o modelo de rotação por estações, que possibilita aos estudantes a realização de trabalho em grupo. No modelo de rotação por estações é possibilitado aos estudantes trabalhar de maneira colaborativa, em função de um objetivo comum traçado previamente pelo professor ou pelo grupo. Os alunos são separados em grupos com atividades especificas a serem desenvolvidas, sendo importante trabalhar a colaboração entre os indivÃduos, despertando para a negociação conjunta.
Atualmente o ensino hibrido ganhou múltiplas possibilidades para sua atuação, deixando de ser bidimensional como em sua origem (sala de aula e ensino online), , sta metodologia possibilita maior engajamento dos alunos no aprendizado, melhor aproveitamento do tempo do professor, ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas, colaboração entre os estudantes e planejamento personalizado.
O professor que deseja promover o trabalho colaborativo, poderá escolher uma das propostas do ensino hibrido para trabalhar em sua sala de aula, por exemplo, o modelo de rotação por estações, que possibilita aos estudantes a realização de trabalho em grupo. No modelo de rotação por estações é possibilitado aos estudantes trabalhar de maneira colaborativa, em função de um objetivo comum traçado previamente pelo professor ou pelo grupo. Os alunos são separados em grupos com atividades especificas a serem desenvolvidas, sendo importante trabalhar a colaboração entre os indivÃduos, despertando para a negociação conjunta.
Fonte: BACICH,
Lilian et al (Org.). Ensino hibrido: personalização e tecnologia na
educação. Porto Alegre: Penso, 2015. DisponÃvel em: <books.google.com.br>.
Acesso em: 20 junho 2017.
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