Tuesday, August 1, 2017

A colaboratividade vivenciada em mundos virtuais

Os Mundos Virtuais (MV) denominados também de Micromundos estão a cada dia mais populares entre os usuários de games, possuem características que podem ser utilizadas por vários segmentos, inclusive distinto dos quais foi concebido. Abordaremos aqui a colaboratividade como ferramenta construtiva.
Ao desenvolver um ambiente virtual com tanta interatividade não se pode deixar de fora a colaboração entre os participantes, porém ela não é pensada como elo principal do jogo e sim instrumento acessório.
Second Life é um desses exemplos. Para Palfrey e Gasser (2011, p. 141) [...] "Second Life é um mundo definido pelo usuário. [...] A parte criativa é deixada a cargo dos habitantes. Os jovens estão criando prédios baseados em projetos arquitetônicos originais, estabelecendo ilhas, cidades e portos, [...]". Numa dinâmica na qual o individual e o coletivo se entrelaçam e formam o todo.
Figura 01: Tela de apresentação do Hay Day
Fonte: supercell.com/en/games/hayday/

Outros exemplos para um publico mais inciante são os ambientes de simulação Hay Day SimCity.


Através da colaboratividade, tais ambientes passam a ser muito mais atrativos, possibilitando o aprimoramento das qualidades mais nobres da humanidade: servir ao próximo, auxiliar o outro a resolver problemas pontuais.
Figura 02: Tela de apresentação do SimCity
Fonte: www.simcity.com/

Saiba mais, abaixo você pode conhecer os ambientes dos MV citados.
Second Life. Vídeo 360
Hay Day. Vídeo 360

Referência:
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Tradução: Magda França Lopes. Porto Alegre: Grupo A, 2011. 352 p.

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