A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de educação que vem assumindo, cada vez mais, uma posição de destaque no cenário educacional da sociedade contemporânea. Percebe-se que pessoas e instituições começam a abandonar preconceitos de longa data contra o aprendizado que ocorre fora da sala de aula convencional. Sem dúvida, o principal estímulo para a mudança tem sido o surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas com transmissões via satélite, internet e material multimídia, que objetiva facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso. (ARAÚJO, 2008).
Figura 01: Origem e Evolução do E-learning.
Fonte: https://www.emaze.com/@AZOOIWLR/Origens-e-Evolução-do-E-learning
A ferramenta do e-learning utilizada nos cursos EAD desperta o interesse do alunado e contribui para um modelo de ensino e aprendizagem colaborativos, em que os alunos são responsáveis pela criação e compartilhamento do conhecimento. Neste novo cenário, onde a tecnologia é essencial para o desenvolvimento e manutenção de cursos de EAD, a aceitação dessa tecnologia de aprendizagem torna-se um instrumento fundamental de estudos. As dificuldades encontradas na implementação de tecnologias para a aprendizagem ocorrem porque “o e-learning é na verdade uma revolução na forma como as pessoas aprendem e melhoram o seu desempenho” (Rosenbergue, 2006, p. 11) e “para que a tecnologia melhore a produtividade, esta precisa ser aceita e utilizada pelos funcionários nas organizações”. (VENKATESH et al, 2003, p. 426).
REFERÊNCIAS:
ARAÚJO, Matilde Medeiros. A tutoria na educação a distância: um estudo de caso no curso de administração a distância da ufrn. 2008.73f. Monografia (Progressão vertical) - Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
VENKATESH, V., MORRIS, M., DAVIS, G., & DAVIS, F. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v.27, n.3, p.425-478, 2003.
ROSENBERG, Marc J. Beyond, E-Learning: Approaches and Technologies to Enhance Organizational Knowledge, Learning Performance. San Francisco Pfeifer, 2006.
ARAÚJO, Matilde Medeiros. A tutoria na educação a distância: um estudo de caso no curso de administração a distância da ufrn. 2008.73f. Monografia (Progressão vertical) - Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
VENKATESH, V., MORRIS, M., DAVIS, G., & DAVIS, F. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v.27, n.3, p.425-478, 2003.
ROSENBERG, Marc J. Beyond, E-Learning: Approaches and Technologies to Enhance Organizational Knowledge, Learning Performance. San Francisco Pfeifer, 2006.
No comments:
Post a Comment