As atividades colaborativas devem
estar presentes na prática docente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental,
a colaboração entre os alunos ajuda as crianças na troca de conhecimentos, o
que ajuda o professor nessa difícil etapa do processo escolar. Uma prática que
contribui para o estímulo à colaboração, assim como para a produção de diversos
gêneros textuais, é a construção do Texto Coletivo, uma prática colaborativa
que dá asas à imaginação e liberta a criatividade das crianças.
Nesse processo de produção
textual, o professor atua como mediador, cabe a ele apenas guiar os alunos a
organizar as ideias de maneira lógica. Com colaboração na construção de textos,
o resultado será uma aula em que a criatividade e a colaboração andam juntas,
substituindo a apatia e a passividade por ação, sugestões, debates e troca de
ideias.
Que tal começarmos a criar o nosso conto
fantástico?
Uma noite estranha na Metrópole Digital
Era mais uma noite de sexta feira
no IMD, na UFRN, aproximava-se das dez da noite, os alunos do curso de
Pós-graduação em Inovação em Tecnologias educacionais se preparavam para o
encerramento de mais um dia de aula, o
IMD já estava praticamente deserto, eis
que uma turma de três alunos fica conversando na sala discutindo ideias para o
dia seguinte, quando se dão conta, já passara das 22:30, os três saem às
pressas e, ao pegarem o elevador, escutam um barulho estranho, uma voz que
sussurra, e as luzes do elevador se apagam, e o mesmo para com a porta entreaberta.
Nesse instante...
Agora é a sua vez: o que
acontecerá depois disso dependerá da imaginação de todos que contribuírem para finalizarmos
esse conto. Solte a criatividade e vamos juntos desvendar esse mistério.
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