Wednesday, July 5, 2017

O texto coletivo no ensino fundamental: uma prática colaborativa

As atividades colaborativas devem estar presentes na prática docente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, a colaboração entre os alunos ajuda as crianças na troca de conhecimentos, o que ajuda o professor nessa difícil etapa do processo escolar. Uma prática que contribui para o estímulo à colaboração, assim como para a produção de diversos gêneros textuais, é a construção do Texto Coletivo, uma prática colaborativa que dá asas à imaginação e liberta a criatividade das crianças.
Nesse processo de produção textual, o professor atua como mediador, cabe a ele apenas guiar os alunos a organizar as ideias de maneira lógica. Com colaboração na construção de textos, o resultado será uma aula em que a criatividade e a colaboração andam juntas, substituindo a apatia e a passividade por ação, sugestões, debates e troca de ideias.
Que tal começarmos a criar o nosso conto fantástico?

Uma noite estranha na Metrópole Digital



Era mais uma noite de sexta feira no IMD, na UFRN, aproximava-se das dez da noite, os alunos do curso de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias educacionais se preparavam para o encerramento de mais um  dia de aula, o IMD já estava praticamente deserto,  eis que uma turma de três alunos fica conversando na sala discutindo ideias para o dia seguinte, quando se dão conta, já passara das 22:30, os três saem às pressas e, ao pegarem o elevador, escutam um barulho estranho, uma voz que sussurra, e as luzes do elevador se apagam, e o mesmo para com a porta entreaberta. Nesse instante...
Agora é a sua vez: o que acontecerá depois disso dependerá da imaginação de todos que contribuírem para finalizarmos esse conto. Solte a criatividade e vamos juntos desvendar esse mistério.


No comments:

Post a Comment